quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tornado por ter atingido Echaporã e Platina (SP)

Daniel Panobianco - Uma explosiva célula de convecção profunda, atingiu na noite de ontem (07), por volta das 21h45min (local), parte dos municípios de Assis, Paraguaçu Paulista, Echaporã, Platina e Campos Novos Paulista, com fortes trovoadas, rajadas de vento e precipitação de granizo em vários pontos. Entre Echaporã e Platina, dados dos radares do IPMet/UNESP, indicaram às 22 horas (local), convecção muito expressiva, com mais de 200 milímetros por hora. Traduzindo em grau de reflectividade da célula, a mesma atingiu 75 dBZs, o que resulta em mais uma hipótese da possibilidade de formação de atividade tornática na região, cujos dados, relatos e imagens já foram dispostos aos pesquisadores do IPMet para tal avaliação. Durante toda esta terça-feira, moradores de sítios e fazendas de Echaporã e de Platina, calcularam os prejuízos após uma noite de tempo severo. Segundo o mesmos, a tempestade foi muito rápida, não passando de 10 minutos, vindo acompanhada, principalmente, de muitos raios e granizo; Já o volume de chuva em si, foi mínimo na maioria das fazendas que possuem pluviômetros. As imagens feitas por moradores locais mostram árvores com mais de 20 metros de altura arrancadas pela raíz em uma fazenda de Echaporã e plantações "estraçalhadas" pela ação do vento, em um único sentido em propriedades de Platina. Na região, mais de 20 postes de energia elétrica foram derrubados e parte do município ficou mais de 15 horas sem energia elétrica. Já em Echaporã, o granizo provocou destelhamento de algumas construções e quebra de vidraças de casas no sul do município.


(Imagens dos radares meteorológicos do IPMet/UNESP mostrando convecção profunda entre Assis, Echaporã e Platina; Às 22 horas (local), radares detectaram precipitação de 200 mm/h entre Echaporã e Platina) (Clique na imagem para ampliar)











Um comentário:

  1. Esses fenomenos naturais atingem não somente a paisagem, mas toda uma economia para aqueles que dependem da terra. Ventanias como essa destroem plantações e moradias.Fenomenos antes desconhecidos pelos brasileiros ;D

    ResponderExcluir