Um deslocamento de pedras na semana passada na Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu, Maricá, destruiu quatro casas e seis veículos, deixou um morador ferido e provocou a interdição de 12 residências e um estabelecimento comercial na região. O desastre aconteceu no último dia 14, quando toneladas de pedras despencaram de uma altura de 140 metros. Atingido por uma pedra, o morador Gilmar Francisco Pereira, de 39 anos, teve fratura exposta da perna direita, foi operado no Hospital Municipal Conde Modesto Leal no mesmo dia e passa bem. Por causa do acidente, a Defesa Civil interditou um trecho de um quilômetro na Estrada de Itaipuaçu.
O geólogo Cláudio Martins, do Departamento de Geomorfologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), que também mora em Itaipuaçu, alertou para o perigo de novos deslizamentos. Segundo ele, uma acomodação do terreno decorrente da movimentação de placas é a causa mais provável do acidente. Quando isso ocorre, qualquer pequena oscilação provoca o deslocamento de placas”, afirmou.
O presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do estado do Rio de Janeiro, Henrique Ribeiro, esteve no local no mesmo dia e reconheceu que a situação na Pedra de Itaocaia era delicada. De acordo com Ribeiro, novos estudos devem ser realizados na região para prevenir novos desastres.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA principal causa dos deslizamentos de terra é a força da gravidade encima das encostas. Porém existem outros fatores que contribuem para o deslizamento das terras, como por exemplo, com a corrosão dos rios criam-se encostas inclinadas, com a presença de chuvas frequentes, as encostas e as rochas ficam enfraquecidas e com a presença de erupções vulcânicas.
ResponderExcluir