quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mais um tremor no "Anel de Fogo".

A ilha de Java, na Indonésia, tem seu mais novo tremor nesta quarta-feira (02/09/2009), o qual chegou a 7 graus na escala Richter e acionou um alerta para risco de formação de tsunamis na região. O alerta foi logo suspenso, mas Sismologistas detectaram um leve aumento do nível do mar em Pelabuhan Ratu, a oeste de Java, indicando que houve um pequeno tsunami no local.

Áreas costeiras num raio de centenas de quilômetros em torno do epicentro foram colocadas em alerta contra tsunami durante cerca de meia hora. O tremor abalou estruturas de prédios na cidade universitária de Bandung - próxima ao epicentro - e foi sentido também na capital Indonésia, Jacarta (a 200 quilômetros ao norte). A agência sismológica do país disse que o terremoto atingiu a magnitude 7,3, com epicentro 142 quilômetros a sudoeste de Tasikmalaya, no oeste de Java. O Centro de Alerta contra Tsunamis do Pacífico, no Havaí, disse que não havia ameaça de algum tsunami devastador.

O violento terremoto que atingiu a ilha deixou pelo menos 42 mortos , 300 feridos e forçou milhares a abandonar edifícios na Indonésia e o número de vítimas ainda deve aumentar. O tremor abalou estruturas de prédios na cidade universitária de Bandung - próxima ao epicentro - e foi sentido também na capital Indonésia, Jacarta (a 200 quilômetros ao norte).

"Só as casas de madeira continuaram de pé. Muitos moradores estão feridos, cobertos de sangue. Corremos assim que sentimos o terremoto", relatou Edi à Reuters. "Aí, cinco minutos depois, minha casa desabou."

Gabriela Barros

4 comentários:

  1. Tremores assim são comuns em diversas áreas do planeta por causa dos deslocamentos das placas tectônicas existentes na superficie terrestre. Governantes de diversas localidades tentam procurar uma solução para o aviso previo desses desastres ecológicos que deixam muitas vítimas e um enorme prejuízo para o governo que tem de reconstruir toda a cidade como foi o caso de Nova Orleans na Louisiana (EUA), cidade norte-americana devastada pelo furacão Katrnina em 29/08/2005 que deixou 1200 mortos e um prejuízo de US$ 100 bilhões.


    Comentado por: João Pedro 3ºano C

    ResponderExcluir
  2. Esta área é uma área com grande atividade vulcânica,corresponde a 90% de toda atividade vulcânica no planeta,pois corresponde a zonas de convergência de placas muito ativas. O governo do Japão, México,Alaska e os outros países pertencentes ao Circulo do Fogo passam por uma grande busca de solução, devido aos terremotos muitos ficam desabrigados e o gorverno gasta bilhões para "recuperar" essas áreas.

    ResponderExcluir
  3. Nessas áreas o movimento de placas tectônicas ocorre grandes quantidades de atividades vulcânicas, gerando muito custo ao governo dessas cidades como no Japão.

    ResponderExcluir