02 de setembro de 2009 • 22h56 • atualizado às 22h56
Um tremor de 3,6 graus na escala Richter foi registrado hoje próximo ao vulcão ativo Tungurahua, no centro andino do Equador, sem que se tenha informação sobre vítimas ou danos materiais, informou o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional.
O abalo ocorreu às 14h51 (16h51, Brasília) perto da cidade de Baños de Água Santa, ao pé do Tungurahua, cerca de 150 quilômetros ao sul de Quito.
O tremor foi sentido de forma leve em um observatório do IG perto do Tungurahua, de onde vigia, permanentemente, a situação do vulcão, ativo desde 1999.
O Tungurahua, de 5.029 metros de altitude, intercala há 20 anos períodos de alta atividade e lapsos de relativa calma, mas nos últimos meses se manteve com poucas alterações.
Apesar de não participar do Circulo de Fogo do Pacifico, a Costa Oeste da América sofre muitos abalos e fenômenos relacionados às placas tectonicas por estar em zona de contato.
ResponderExcluirPior que não podemos solucionar esses tipos de problemas por serem de ordem natural, embora estejam sendo influenciados e piorados por conta da agressão ao planeta!
Terremoto mata 32 pessoas na Ilha de Java e deixa feridos
ResponderExcluirO tremor de 7 graus na escala Richter chegou a ser sentido a 500km da ilha.
Um tremor de terra matou 32 pessoas e deixou 300 feridas.
Os 7 graus na escala Richter sacudiram a Ilha de Java e foram sentidos a 500 km de distância. Cinco mil pessoas estão desabrigadas.
O Equador se encontra no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico e além de ter muitos vulcões ativos, está em uma zona de freqüentes abalos sísmicos.
ResponderExcluirOs terremotos no Equador e os vulcões em erupção colocam em risco uma das maiores reservas ambientais do planeta, o arquipélago de Galápagos, com um ecossistema único no mundo, onde existem Animais de Diferentes Espécies e vegetações que não são encontradas em outros locais. Galápagos se originou de erupções vulcânicas submarinas, e nas ilhas foram Classificados Animais que evoluíram somente nesse local, segundo pesquisadores das 5 mil espécies catalogadas, 2 mil são encontradas somente na ilha. Galápagos é um paraíso terrestre no Equador, com a Proteção Do Meio Ambiente que corre risco permanente em função das constantes erupções vulcânicas e dos terremotos.