quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Terremoto de 3,5 graus assusta norte do Ceará

FORTALEZA – Um tremor de 3,5 graus na escala Richter atingiu o norte do Estado do Ceará na noite de sábado. Na região, as cenas foram parecidas em muitas das cidades: o chão tremeu, os móveis se mexeram, as portas e janelas bateram de um lado para o outro. Tudo isso junto com um barulho, o que assustou ainda mais a população. Os tremores de terra sentidos na noite de sábado tiveram uma magnitude pequena, segundo os técnicos, mas suficiente para abalar boa parte dos cearenses.

O epicentro foi o distrito de Jordão, na cidade de Sobral, a 230 km de Fortaleza, onde houve deslizamentos nos sítios São Francisco e Bom Jardim. De acordo com Ioneide Araújo, assessora técnica da Defesa Civil do Estado, o terremoto começou às 22h59 e durou 30 segundos. A precisão foi marcada pelo sismógrafo de Sobral, cujo monitoramento é feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Não houve feridos por causa do abalo sísmico, mas alguns não se sentiram bem. Em Sobral, duas pessoas estavam deitadas e caíram da rede. Emocionalmente abaladas, deram entrada na Santa Casa da cidade, mas sem traumas. Em Alcântaras, a 24 quilômetros de Sobral, a situação foi pior. Houve uma maior intensidade e faltou energia elétrica. Conforme a Defesa Civil, os abalos puderam ser sentidos em um raio de até 60 quilômetros do epicentro.

Um comentário:

  1. Até então abalos sísmicos eram mitos em regiões brasileiras, dito até que impossível, mas notícias como essas mostram que nada na GEOGRAFIA pode ser afirmado com veemência. Quem diria que no extremo do nordeste brasileiro acontecerião terremotos? Terremotos destroem não só pedaços de terras, mas muita gente, seja psicologica ou fisicamente :P

    ResponderExcluir