quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Terremoto de 4,2 graus atinge sul do Peru

Um terremoto de 4,2 graus de magnitude na escala Richter foi sentido hoje na cidade de Aplao, na região de Arequipa, 1,030 mil quilômetros ao sul de Lima, sem deixar feridos ou danos materiais.
De acordo com o Instituto Geofísico do Peru, o tremor aconteceu às 10h22 (12h22 de Brasília) em Aplao, e o epicentro ficou 22 quilômetros ao sudoeste dessa localidade, a uma profundidade de 42 quilômetros.
O tremor teve magnitude de nível II na escala modificada de Mercalli em Aplao e na vizinha cidade de Camaná.
Neste mês, foram registrados sete terremotos no Peru, tanto no sul do país, que é a zona mais atingida por estes fenômenos, quanto no norte - na cidade de Chimbote - e na selva - na cidade de Uchiza - onde ontem houve vários tremores.

Um comentário:

  1. Terremotos são vibrações que ocorrem no interior da Terra emitindo irradiações em todas as direções. Essas vibrações podem ser fracas ou fortes e provocam fraturas ou rachaduras na crosta terrestre. A intensidade dos terremotos é a medida pela escala Richter, que vai de 0 a 8. Quanto maior o número mais forte os terremotos.
    Os terremotos são causados pela energia (calor) existente no interior da Terra, onde há diferentes materiais com características próprias, organizados em camadas.
    Depois dessas definições e diante da postagem escrita por Larissa dá para entender melhor o que é um terremoto e quais as causas que ela provoca. No caso de Peru, felizmente nada aconteceu, pois os terremotos têm seus possíveis níveis e no de Peru não teve grandes danos

    ResponderExcluir