As chuvas voltaram a castigar Santa Catarina. Depois das perdas do ano passado, quando vendavais devastaram o Vale do Itajaí e o litoral do Estado, matando 135 pessoas, este ano o governo local já decretou estado de emergência em 23 cidades.
As cidades em situação de emergência são: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupa, Shroeder, Abelardo Luz, Entre Rios, Lebon Regis, Ouro Verde, Passos Mais, Rio das Antas, São Bernardino, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos, Formosa do Sul, Água Doce, Galvão, Irani e São José do Cedro.
O Estado também teria sido atingido por um tornado, com ventos de mais de 120 km/h, que mataram 4 pessoas.
E a sexta-feira segue com chuvas no centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Esperam-se chuvas fortes no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Apenas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio da madrugada diminui e a mínima varia entre 6°C e 8°C na fronteira com o Uruguai e entre 10°C e 12°C no sul do Paraná, boa parte de Santa Catarina e centro e norte do Rio Grande do Sul. A máxima não passa dos 14°C no oeste do Rio Grande do Sul e varia entre 16°C e 18°C em Santa Catarina e sudeste e sudoeste do Paraná.
A população de Santa Catarina tem presenciado momentos de extrema dificuldade e terror. Os habitantes estão vivendo assustados, muitos pelo fato de nunca terem visto tamanha destruiçao, como a que devastou inúmeras cidades nos últimos dias.
ResponderExcluirÉ inevitável lembrar da trajédia ocorrida no ano passado, quando mais de 100 pessoas morreram devido as tempestades que castigaram o Vala do Itajaí, provocando uma onda de solidariedade em todo o país, através de movimentos de ajuda a população afetada.
Mais uma vez a região sul é alvo das forças da natureza e novamente Santa Catarina é a área mais afetada.