quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Temporais causam danos em 41 cidades do Paraná!

Moradores de 41 cidades do Paraná sofrem com os prejuízos causados pela chuva e ventos de até 100 km/h que atingiram o estado na noite de segunda-feira (7) e na madrugada desta terça-feira (8). De acordo com a Defesa Civil do estado, mais de 600 pessoas estão desalojadas e cerca de 1.800 casas foram danificadas. Mais de 6 mil pessoas foram afetadas.

"Por enquanto estamos avaliando os prejuízos registrados nessas cidades para verificar se há ou não necessidade de um decreto de emergência. A ocorrência mais registrada até o momento é de casas destelhadas", diz ao G1 o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, da coordenadoria estadual de Defesa Civil do Paraná.

Até o momento, não há registros de mortes causadas pelos temporais, mas 17 pessoas ficaram feridas. Doze residências foram totalmente destruídas. Pouco mais de 80 pessoas estão desabrigadas.

Bombeiros, Defesa Civil e voluntários realizam atendimento aos desalojados e lonas são colocadas, em caráter emergencial, nas residências que foram destelhadas.

Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina informou pouco antes das 17h desta terça-feira que mais 64 mil pessoas de 40 cidades foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado. Quatro cidades decretaram situação de emergência - Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão e Vargem Bonita - e a cidade de Guaraciaba decretou situação de calamidade pública.

Guaraciaba, com 10 mil habitantes, é o município com situação mais crítica , onde quatro pessoas morreram na madrugada desta terça. Segundo a Defesa Civil, mais de 1,2 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.

2 comentários:

  1. Quatro mortos, 138 feridos, mais de oito mil desabrigados ou desalojados... Os números assustam, mas ainda não refletem o que os moradores do estado enfrentaram na noite de segunda para terça.A tragédia poderia ter sido ainda maior em perdas de vidas.
    Os estragos foram maiores no interior do município, em comunidades rurais onde deixou destruição para todos os lados. O cenário é desolador. Pouca coisa ficou de pé.Casas, aviários, galpões dos animais, tudo no chão.
    A chuva forte que nesta quarta-feira voltou a cair não impediu que os moradores de Guaraciaba iniciassem o trabalho de reconstrução. A maior parte das famílias é de agricultores e a prioridade é salvar os animais e quem perdeu quase tudo tem a ajuda de parentes e amigos.

    ResponderExcluir
  2. A maior brutalidade das açoes da natureza, revelam um grande problema de consequençia mundial,o aquecimento global que causa as variaçaoes climaticas mundiais deflagrando grande desastres naturais,como o ocorrido em Santa Catarina no inicio deste ano e no decorrente da atualidade,bem semelhantes os dois desastres, correlacionam-se por sua brutalidade e por sua semelhante ocorrencia, em epocas que nao é comum tenpestades de tanta potencia.Acende-nos um sinal de alerta frente a novos desastres naturais que podem ocorrer em regioes que costumeiramente nao ocorrem,dando um alarme frente ao aquecimento global.

    ResponderExcluir