Um forte terremoto de magnitude 7 na escala de momento sacudiu a ilha indonésia de Java nesta quarta-feira(2), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Pelo menos 15 pessoas morreram e, só na capital, Jacarta, 27 ficaram feridas.Milhares de pessoas ficaram desabrigadas. Priyadi Kardono, funcionário da agência local de gestão de catástrofes, disse que o número de mortos deve crescer.
O tremor ocorreu às 14h55 locais(4h55 de Brasília), na costa de Java, principal ilha do arquipélago de 17 mil ilhas. Danios materiais foram registrados em outras cidades e vilas próximas ao epcentro. A comunicação com várias localidades costeiras foi cortada.
O terremoto foi sentido até em Surabaya, segunda maior cidade indonésia, cerca de 500 km a nordesta do epicentro, e também na ilha turística de Bali, cerca de 700 km a leste.
Évilla Sacramento
O terremoto é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura da rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. As rochas comportam-se como corpos elásticos e podem acumular deformações quando submetidas a esforços de compressão ou de tração. Quando este esforço excede o limite de resitência da rocha esta se rompe ao longo de um plano, novo ou pré-existente de fratura, chamado FALHA.
ResponderExcluirEsse terrremoto matou pelo menos 35 pessoas, deixando 442 feridas, e destruindo dezenas de construções, segundo um balanço de autoridades.
ResponderExcluirA maior parte das vítimas morreu "quando sua casa desabou" inteira ou parcialmente, explicou um porta-voz da Agência indonésia de Gestão de Catástrofes, Priyadi Kardono, à AFP.
O tremor de terra, registrado às 14h55 (04h55 de Brasília), causou danos em dezenas de construções em várias localidades do oeste de Java. Entre as mais afetadas estão Cianjur, Sukabumi e Tasikmalaya, onde uma jovem de 13 anos morreu.