Um hotel desabou na Província de Indonésia de Papua Ocidental (03/01/2009), em seguida ao segundo terremoto que abalou a região em poucas horas. Três pessoas foram resgatadas com vida dos escombros.
Dois abalos sísmicos de magnitude 7,6 graus e 7,5 graus na escala Richter sacudiram na manhã deste domingo, hora local, a Província Indonésia, anunciou o Instituto de Geofísica americano (USGS). Um primeiro aconteceu às 04h43, hora local (17h43 de Brasília) e um tremor secundário seguiu-se cerca de três horas depois.
Um alerta de tsunami foi lançado depois do primeiro tremor, mas foi suspenso pouco depois, sem que houvesse registro de ondas gigantes.
A Indonésia foi o país mais duramente atingido pelo tsunami de dezembro de 2004, que deixou mais de 230 mil mortos em 11 países da Ásia, sendo mais de 168 mil somente na província Indonésia de Aceh.
O arquipélago indonésio fica na junção de três placas tectônicas e é frequentemente abalado por terremotos.
Jéssica Goes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiro risco de tsunami é muito temido, pois esta é uma onda gigante gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira, que é causada por terremotos e erupções subaquáticas.
ResponderExcluirAmanda Buranelli.
"Por sua intensidade e seu epicentro pouco profundo, é possível que haja uma tsunami", indicou a agência.
ResponderExcluirOs tremores de terra são freqüentes na Indonésia, porque o arquipélago formado por milhares de ilhas e ilhotas situado no "cinturão de fogo" do Pacífico.